Um adolescente de 15 anos foi apreendido na noite desse sábado (11), suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no Conjunto Sônia Coco, conhecido como 369 Casas, no bairro Eldorado, em Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas. A ação foi realizada por guarnições do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes), com apoio do oficial de operações da Polícia Militar de Alagoas.
De acordo com informações da PM, as guarnições realizavam patrulhamento tático quando foram abordadas por uma mulher, que preferiu não se identificar. A denunciante informou que um grupo de jovens estaria fazendo uso de substâncias entorpecentes na Quadra 10 do Conjunto 369 Casas, em frente a uma residência onde havia uma churrasqueira, local utilizado como ponto de encontro.
Diante das informações, os policiais se deslocaram até o endereço indicado e visualizaram um grupo de pessoas suspeitas com características compatíveis às repassadas. Foi realizada a abordagem e, durante a revista pessoal, os militares encontraram em posse do adolescente de 15 anos, uma quantidade significativa de pedras de substância análoga ao crack, além de um cigarro e porções de substância semelhante à maconha, bem como dinheiro trocado, circunstâncias que indicam a prática de mercancia de entorpecentes.
Ao ser questionado sobre a origem do material, o menor afirmou espontaneamente que possuía mais drogas na casa dele. As guarnições se deslocaram até o imóvel, onde, após contato com a mãe do adolescente, houve autorização expressa para a entrada dos policiais. Durante as buscas no quarto do menor, foram localizadas mais substâncias entorpecentes e embalagens plásticas utilizadas para o fracionamento e comercialização da droga.
Segundo a Polícia Militar, não foi necessário o uso de algemas, uma vez que o adolescente não ofereceu resistência, não tentou fugir e não apresentou risco à integridade física dos policiais ou de terceiros, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal. Todos os direitos constitucionais do menor foram assegurados na presença de sua genitora.
O adolescente foi conduzido inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, onde passou por exame de corpo de delito, não sendo constatadas lesões aparentes. Em seguida, ele foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Delmiro Gouveia, que funciona como Central de Flagrantes, juntamente com todo o material apreendido.
O caso foi enquadrado na Lei nº 11.343/2006, que trata do tráfico de drogas, e no Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo lavrado o Auto de Apreensão de Ato Infracional. O menor permaneceu no Cisp enquanto a autoridade policial adotou as medidas legais cabíveis.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Dólar5,39085,39380.0205
Euro6,27756,29330.028964


